Especialização em Hatha Yoga para Gestantes 

com Roberta Gasparino 

de Agosto a Novembro de 2020

 

Matrículas Abertas!

Garanta sua vaga!

Yoga é uma forma de viver que potencializa transformações incríveis em muitos aspectos de nossas vidas, e é especialmente adequada à gravidez. A proposta desta especialização é disponibilizar fundamentos para o estudo teórico e prático do Yoga aplicado à gestação e parto, através de uma metodologia que possibilita o ensino de Yoga para grávidas de forma segura e fluida, integrando técnicas milenares do Yoga às pesquisas atuais em fisiologia, anatomia e medicina ayurvédica. 

A visão terapêutica do Yoga proporciona compreensão e flexibilidade na aplicação das técnicas com relação aos diferentes trimestres e níveis de experiência, sensibilizando o futuro professor para o planejamento de aulas de acordo com ritmo e necessidades individuais e do grupo de gestantes.

O curso é dividido em 4 módulos, criando um espaço para o aprofundamento nos temas e o desenvolvimento pessoal como professor. É um curso profissionalizante que capacita o aluno a ministrar aulas de Yoga para gestantes, traz segurança para incluir gestantes em turmas regulares de Yoga, e aplicar técnicas de Yoga em atendimentos clínicos de gestantes (no caso de profissionais da área da saúde).

 

Programa teórico

  • Princípios e fundamentos do Yoga para Gestantes

  • Princípios e fundamentos do Ayurveda aplicado a gestação e parto (Garbha Samskara)

  • Princípios do Hatha Vinyasa Yoga adaptado a gestação 

  • Anatomia aplicada à gestação

  • A pelve Materna e posicionamento do bebê

  • Fisiologia do parto

  • Yoga para o parto

  • Anatomia sutil: os canais de energia e os chakras

  • Mantras Sagrados: estudo e recitação

  • Pránáyáma: exercícios respiratórios para a gestação e parto 

  • Meditação: visualizações, prática e ensino

  • Yoganidra (Sono Yogui): técnicas de relaxamento e analgesia psíquica

  • Samkalpa: focar no seu objetivo e afirmações positivas para o parto

 

Programa prático

  •  Surya Namaskar: saudação ao Sol e a evolução da gestação

  • Chandra Namaskar: saudação à Lua

  • Estudo dos ásanas e variações para gestantes

  • Estudo de condições especiais e restrições absolutas

  • Estudo de posturas restaurativas

  • Bandhas e trabalho com assoalho pélvico

  • Correção e ajustes nos ásanas

  • Escolha e uso dos equipamentos auxiliares do Yoga (Yoga Props)

  • Aprendendo e ensinando a otimizar posicionamento fetal

  • Os componentes de uma aula de Yoga para gestantes

  • Yoga para o parto

  • Planos de aulas e cursos para futuros pais

  • Didática de ensino: ásana (posturas), pránáyáma (respiratórios), yoganidra (relaxamento profundo) e meditação aplicados à gestação e preparação para o parto

  • Reflexões sobre o papel do professor de Yoga para Gestantes

 

Obs: o conteúdo será ministrado de acordo com o andamento do grupo, dessa maneira poderá ser expandido ou diminuído em função do aproveitamento da turma.

Datas dos módulos de 2020

Agosto - 30 e 31

Setembro - 26 e 27
Outubro - 24 e 25

Novembro - 28 e 29

 

Horários

 

Sábado: das 8:00 às 12:30 e das 14:00 às 18:00

Domingo: das 8:00 às 12:30 e das 14:00 às 16:00

Para receber o certificado é necessário passar nas provas práticas e teóricas, ter no mínimo 90% de freqüência nas aulas e completar o estágio. 

Rua Macela, 140, Rio Tavares, Florianópolis, SC.

Roberta Gasparino

Roberta Gasparino dedica-se ao estudo e prática do Yoga há 22 anos e atualmente dirige o Ayurveda Shala, clínica de Ayurveda que conta com Studio especializado em Yoga para gestantes. Formou-se em Psicologia pela UFSC, com pós-graduação em Psicologia Clínica na abordagem Sistêmica. Pelo Shuddha Dharma Mandalam formou-se como Terapeuta Ayurvédica, tendo aprofundado seus estudos em Ayurveda para saúde da mulher e da criança com

renomados professores do Brasil e da Índia. 

Com formações e aprofundamentos em Hatha Yoga e Hatha Vinyasa Yoga, especializou-se em Yoga e Parto Ativo com Janet Balaskas -  Active Birth Center, sendo certificada para formar profissionais a trabalharem com o método de preparação para o parto desenvolvido por Janet Balaskas no Brasil. Apaixonada pela ciência do início da vida, há mais de 10 anos vem acompanhando mulheres com Yoga e Ayurveda na gestação, parto e pós parto.

Yoga para Gestantes por Roberta Gasparino

Hatha Yoga para Gestantes é uma prática indicada para todas as mulheres grávidas que desejem saúde e bem estar através de uma atividade física prazerosa e segura.* 

Os fundamentos da prática de Yoga adaptada ao período de preparação para concepção, gestação e pós parto surgem a partir das escrituras védicas, que remontam a 3.000a.C. e de textos como Hatha Yoga Pradipika, Gherandha Samhita e Shiva Samhita, escritos entre 1400 e 1800d.C. Tratados clássicos da medicina tradicional indiana, Charak Samhita e Sushruta Samhita (séc. III-V), já descrevem cuidados relacionados ao desenvolvimento do feto,  gestação e pós-parto incluindo Posturas (Ásanas), Respirações (Pranayamas), Mantras (Som), Relaxamento (Yoganidra), Meditação (Dhyana) e Massagens na mãe e bebê (Gharbhini abhyanga e a “Shantala”).

Muitos dos benefícios destas práticas milenares são hoje reconhecidos e fundamentados por evidências advindas de estudos e práticas da ciência da humanização do parto e nascimento. Segundo obstetra Michel Odent, as aulas de yoga na gravidez podem ajudar a mulher a encontrar os recursos físicos e emocionais que lhe serão úteis durante a gestação, o trabalho de parto e o parto em si, fazendo com que a intervenção médica seja minimizada. “Yoga pode ajudar a mulher a se sentir menos inibida e, aparentemente, levá-las a usar de maneira nova o seu corpo”.**

“O Yoga chega às raízes da tensão no corpo e nos dá a possibilidade de respirá-la, desfazê-la e liberá-la. É uma maneira fundamental de se intencionar o relaxamento, apresentando uma capacidade e um potencial de transformação incríveis em qualquer situação, mas é particularmente adequada à gravidez”. Janet Balaskas – Active Birth Center - Londres. 

Respeitando a fisiologia e evolução da gravidez, a prática de Hatha Yoga promove amplitude de movimento, força e confiança no próprio corpo, no ventre, na pélvis, na base e articulações. Abertura da caixa toráxica, aumento da circulação sanguínea e dos fluidos linfáticos. Alongamento e fortalecimento da musculatura e coluna vertebral, acompanhando ritmo individual e as mudanças a cada mês. 

Desperta inteligência sensorial e aguça a comunicação perinatal. Flexibiliza emoções e articulações, abrindo o corpo para a gravidez, trabalho de parto, nascimento a partir de técnicas de relaxamento e analgesia psíquica voltadas ao trabalho de parto e prática de meditação. 

Em relação a saúde e bem estar da mãe e bebê, a prática regular de yoga também está relacionada ao aumento dos níveis de endorfina no corpo, neurormônios que atuam como analgésicos naturais, supressores de ansiedade que induzem a uma sensação de bem estar geral. Em ‘O renascimento do parto’, Odent relaciona o aumento da circulação de endorfina a alguns eventos como namorar, correr, praticar yoga, acupuntura e o parto. “Níveis altos de endorfina podem, por exemplo, induzir o estado chamado de ondas cerebrais alfas, cujas ondas estão associadas com estados de serenidade e elevação”. **

Num nível mais sutil e profundo, tudo o que a mãe recebe, o bebê também recebe. O tempo que a mulher dedica ao cultivo de atividades agradáveis, procedimentos corporais adequados e naturais podem conduzi-la para uma gravidez mais saudável e prazerosa. O amor, como um comportamento que constitui o outro como um legítimo outro em coexistência, segue junto com ternura e sensorialidade. O Yoga, como forma de viver no presente, reconduz a abertura sensorial, a plasticidade do comportamento e o prazer de existir. 

 

 

 

Esse curso é indicado para quem?

Esse curso é indicado para professores de Yoga, doulas, educadoras perinatais, fisioterapeutas, professores de educação física, psicólogas, médicos obstetras, obstetrizes, enfermeiras, terapeutas corporais e mulheres que trabalham diretamente com gestação e parto.

Pré requisitos:  

Para o melhor aproveitamento do curso é importante o compromisso com a prática pessoal. Sugere-se formação em yoga ou 1 ano de prática dedicada.

As participantes  iniciantes no Yoga,  deverão apresentar uma carta mensal de comprovação da prática para obtenção do certificado. 

 

Valores e forma de pagamento

Para maiores informações: cursos@camilareitz.com.br ou (48) 9 9188-5670.

Aproveite o nosso desconto efetuando a sua matrícula com antecedência. 

Programe-se, esse curso vai fazer diferença na sua vida.

 

Quero participar, como devo proceder?

Por favor, responda este questionário, ele tem como objetivo avaliar se este é o

melhor curso e o melhor momento para você participar. Responda com atenção e

carinho. Após responder as questões enviaremos as informações completas sobre local, datas, valores e formas de pagamento. 

​Atenção: O valor da matrícula não será devolvido em caso de desistência.

Contato: 

studiohvy@gmail.com/ (48) 9 9120-4488

 

Maristela Muller Sens é praticante de Yoga desde cedo, médica, graduada pela UFSC em 2006, especialista em Ginecologia e Obstetrícia, e mestre em cuidados intensivos e paliativos. Atua como ginecologista e obstetra no hospital universitário HU-UFSC e integra a equipe Ama Nascer de assistência ao parto. Pratica a medicina integral utilizando o conhecimento da medicina Ayurvédica, fitoterapia, aromaterapia e tetha healing. É mãe de uma menina com necessidades especiais e também de gêmeos.

 

 

 

 

Gabriela Zanella é fisioterapeuta, graduada em enfermagem e doula. Mãe do Pedro e da Estela. Tem experiência de 12 anos em acompanhamentos de partos hospitalares e domiciliares. Educadora perinatal spinning babies. Estudiosa da anatomia e harmonia na interação corporal bebê-mãe na gestação e trabalho de parto. Idealizadora do curso ‘Bebê e a Pelve Materna’ juntamente com a parteira Larissa Grandi.