top of page

A Relação entre o Vedanta e o Yoga


Vedanta é um meio de conhecimento para conhecer sua real natureza. O Yoga é a preparação que contém todas as disciplinas necessárias para que a pessoa tenha uma mente apropriada para compreender e reter esse conhecimento.

Yoga envolve atitudes, valores, preces, posturas, técnicas de respiração, purificação e meditação. É uma preparação para o corpo e para a mente para obter longevidade e maturidade para compreender a profundeza do Ser.

No Vedanta, o objetivo não é a experiência de absorção em Nirvikalpa Samadhi. Essa experiência tem que ser compreendida. Nirvikalpa Samadhi é um estado de experiência no qual os processos de pensamentos se resolvem, ou seja, cessam. E quando os pensamentos voltam, o estado de Nirvikalpa Samadhi acaba, se vai. Então, essa experiência não pode ser a realidade última, porque aquilo que é real se mantém sempre, é imutável e atemporal.

O Vedanta o leva a descobrir que o ser real, eu, a primeira pessoa do singular, Aatma, já é Nirvikalpa, imutável e não dual, onde não existe separação entre sujeito e objeto. Aquele que medita é Aatma e o objeto de meditação é também Aatma. E isso tem que ser reconhecido de maneira cognitiva.

O estudo de Vedanta, com um professor adequado, remove toda a ignorância sobre sua própria natureza, negando todas as noções errôneas que foram sobrepostas sobre o seu ser. Suas palavras revelam, através de um reconhecimento direto e imediato, que você é o Todo. Portanto, todo pensamento já sou eu e eu não sou os pensamentos, assim como todos os objetos dos pensamentos e assim como todo o Universo: tudo sou eu. Compreendendo que só existe uma única realidade, pura Consciência sem forma, que é não dual e ilimitada. Om.

Saiba mais sobre Vedanta: www.facebook.com/vedantavidya


Destaque
Recentes
Arquivo
Assuntos
Acompanhe
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
bottom of page