XIX – Adhyatmajñananityatvam – Constância no conhecimento centrado no Ser

O conhecimento não é obtido sentando-se embaixo de uma árvore, ele não vem apenas pelo silêncio.
Até que o conhecimento do Ser seja claro e firme se faz necessário:
🡪 Escutar – ao escutar, o intelecto questionador pode levantar dúvidas ou criar obstáculos à compreensão e que pode anuviá-la.
🡪 Refletir – uso da razão para eliminar dúvidas.
🡪 Contemplar – eliminar as noções errôneas habituais que obstruem o conhecimento.
Escutar e refletir desfazem dúvidas: a contemplação enfraquece o pensamento habitual.
O Vedanta é estudado para que perguntas sobre a natureza do indivíduo, da criação e do Senhor possam ser respondidas. Ele fala sobre o que você é, sobre o que é o mundo e o que se entende por Deus, qual a sua natureza e como Ele é igual a você. Vedanta ilumina um fato 🡪 a não diferença entre o indivíduo, o mundo e Deus.
As verdades alcançadas através dos meios de conhecimento comuns, a percepção e a lógica, são verdades funcionais, fatos negáveis, úteis, mas sujeitas à contradição em confronto com as outras Verdades e a Verdade Final.
Vedanta fala sobre a Verdade Absoluta, não sujeita a contradição por partes de sistemas de crenças, filósofos e/ou psicólogos.
A fé e a confiança para se encarar o Vedanta devem ser a suspensão de velhas noções e preconceitos sobre si mesmo, o mundo e o Senhor para que a aproximação às palavras de Vedanta sejam possíveis com a mente aberta.
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