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XIX – Adhyatmajñananityatvam – Constância no conhecimento centrado no Ser





O conhecimento não é obtido sentando-se embaixo de uma árvore, ele não vem apenas pelo silêncio.

Até que o conhecimento do Ser seja claro e firme se faz necessário:

🡪 Escutar – ao escutar, o intelecto questionador pode levantar dúvidas ou criar obstáculos à compreensão e que pode anuviá-la.

🡪 Refletir – uso da razão para eliminar dúvidas.

🡪 Contemplar – eliminar as noções errôneas habituais que obstruem o conhecimento.

Escutar e refletir desfazem dúvidas: a contemplação enfraquece o pensamento habitual.

O Vedanta é estudado para que perguntas sobre a natureza do indivíduo, da criação e do Senhor possam ser respondidas. Ele fala sobre o que você é, sobre o que é o mundo e o que se entende por Deus, qual a sua natureza e como Ele é igual a você. Vedanta ilumina um fato 🡪 a não diferença entre o indivíduo, o mundo e Deus.

As verdades alcançadas através dos meios de conhecimento comuns, a  percepção e a lógica, são verdades funcionais, fatos negáveis, úteis, mas sujeitas à contradição em confronto com as outras Verdades e a Verdade Final.

Vedanta fala sobre a Verdade Absoluta, não sujeita a contradição por partes de sistemas de crenças, filósofos e/ou psicólogos.

A fé e a confiança para se encarar o Vedanta devem ser  a suspensão de velhas noções e preconceitos sobre si mesmo, o mundo e o Senhor para que a aproximação às palavras de Vedanta sejam possíveis com a mente aberta.


 

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