perguntas frequentes

SAIBA MAIS

Se você ainda tem alguma dúvida, por favor nos encaminhe a sua pergunta para cursos@camilareitz.com.br

 

O que é Hatha Vinyasa Yoga?

Hatha Vinyasa Yoga utiliza as técnicas tradicionais do Hatha juntamente com a fluidez que coordena movimento e respiração do Ashtanga Vinyasa. É um estilo dinâmico, com séries de posturas que trabalham força e flexibilidade equilibradamente. Indicado para todos que gostam de desafios e almejam melhorar o nível de energia e saúde do corpo e da mente. Clique aqui para saber mais.

O que é Ashtanga Vinyasa Yoga?

Ashtanga Vinyasa Yoga é uma prática que foi sistematizada pelo mestre de Yoga            Sri K. Pattabhi Jois e possui 6 sequências fixas de posturas, em que o praticante, sendo acompanhado por um professor, vai gradualmente avançando nesta seqüência.

Essa é a principal diferença entre o Ashtanga e o Hatha Vinyasa Yoga. O Hatha Vinyasa não tem uma sequência fixa; a sequência é elaborada conforme o objetivo do professor naquela aula.

 

A respiração Ujjayi, princípio de bandhas (feixes de energia) e drishti (foco do olhar) são usados na prática de Hatha Vinyasa também.

 

A prática de Hatha Vinyasa Yoga é uma prática que conduz os movimentos através do ritmo da respiração, esse é o significado de Vinyasa.

 

Como faço para ser professor de Yoga?

O ideal para se tornar um professor de Yoga competente e responsável

é fazer um curso de formação em Yoga completo.

O curso vai te dar conhecimento prático e teórico, vai te oferecer vivências

maravilhosas, vai abrir portas na sua mente, vai ampliar os seus horizontes

e permitir que uma nova profissão seja desempenhado com competência e amor.

É claro que o estudo nunca acaba, um professor deve estar sempre buscando ir além dos seus próprios conhecimentos. Pesquisar a melhor formação pra você, vai garantir um trabalho sério e competente.

Em qual cidades oferecemos cursos?

Atualmente oferecemos 8 opções de cursos:

 

- Extensivo em São Paulo (8 meses).

- Extensivo em Florianópolis (8 meses).

- Extensivo no Rio de Janeiro (8 meses).

- Extensivo em Campo Grande (9 meses).

- Intensivo em Caraíva, na Bahia (21 dias).

- Semana de Yoga & Vedanta em Florianópolis (6 dias).

- Curso Avançado em Yoga, em Caraíva, na Bahia (8 dias).

Qual o pré-requisito para participar da Formação?

O pré-requisito é ter no mínimo 1 ano de prática dedicada de Yoga. As práticas serão intensas, por isso é importante que você tenha feito alguma aula ou curso nos estilos Ashtanga Vinyasa Yoga, Yogaflow ou Vinyasa Yoga para que você possa acompanhar e aproveitar o curso da melhor maneira. Responder ao questionário vai te ajudar a  saber se este curso é o mais indicado para você. Caso você nunca tenha praticado, não desanime, se prepare, pesquise o local mais adequado para começar a ter aulas de Yoga, se dedique, e se você realmente se apaixonar, estaremos te esperando para nossa próxima formação, afinal, Yoga é paciência, perseverança e dedicação.

Para quem a formação é indicada?

Para pessoas interessadas em se aprofundar neste caminho e para aquelas que desejam ampliar e dividir seu amor pelo Yoga. Para participar do curso é necessário ter no mínimo 1 ano de prática dedicada de Yoga. As práticas serão intensas por isso é importante que você tenha feito alguma aula ou curso nos estilos Ashtanga Vinyasa Yoga, Yogaflow ou Vinyasa Yoga para saber se este curso é o mais indicado para você. Esse curso é indicado tanto para aqueles que desejam seguir essa bela profissão e disseminar seu aprendizado, quanto para aqueles que desejam se aprofundar nos estudos milenares do Yoga e, assim, evoluirem fisicamente e espiritualmente.

Como funciona o curso intensivo?

O curso intensivo tem duracão de 21 dias seguidos e acontece em Caraíva, na Bahia, por ser um lugar aonde se possa estar retirado, em conexão apenas com a prática do Yoga, com os demais participantes e com a natureza. Escolhemos Caraíva, uma cidade paradisíaca, que possibilita esse contato maior com o estudo, aonde se possa ter um descanso reparador e uma alimentação saudável. O contato com a turma e com os ensinamentos será muito intenso e transformador; é um curso ideal para quem busca "um algo a mais" nessa vida. A experiência será marcante e o coração guardará esse aprendizado de maneira mais profunda.

Como funciona o curso extensivo?

O curso extensivo tem duração de 8 meses, com um encontro por mês, durante o final de semana (sábados e domingos, o dia todo). De um mês para o outro o aluno é convidado a praticar o que foi aprendido, aplicando  na sua vida cotidiana os ensinamentos abordados em aula. O contato prolongado com o grupo enriquece o nível de intimidade e faz com que se crie um grande novo ciclo de amizades. É um curso preparatório para quem deseja seguir essa bela profissão, e para quem deseja se aprimorar como ser humano.

Não quero ser professor de Yoga, posso participar do curso?

Esse curso não é apenas indicado para quem deseja seguir profissionalmente a carreira de professor de Yoga. Esse curso também é indicado para os amantes do Yoga, pessoas interessadas em aprofundar seus conhecimentos, pessoas que desejam encontrar o melhor dentro de si mesmas, pessoas interessadas em mergulhar nessa prática milenar e em tudo o que ela envolve. Esse curso é indicado para quem deseja ser feliz e evoluir como ser humano. Lembrando apenas que pedimos que o aluno tenha um ano de experiência em prática de Yoga, para que ele possa acompanhar da melhor maneira possível as aulas práticas.

O Certificado do curso é válido fora do Brasil??

O Certificado será entregue ao término do curso e requer 80% de frequência nas aulas. Ele é válido em todo território nacional.

 

Lembramos que mais importante do que obter um Certificado, é obter um vasto aprendizado sobre os conhecimentos milenares do Yoga. Devemos estar cientes de que esse conhecimento adquirido vai nos acompanhar para o resto de nossas vidas.

 

O curso é adaptado aos padrões de exigência da Aliança do Yoga. www.aliancadoyoga.com.br

No que consite o Estágio do curso extensivo?

O Estágio é parte das tarefas solicitadas ao longo dos oito meses de curso. Vamos ensinar como criar, desenvolver e planejar aulas de Yoga. Cada aluno do curso deverá desenvolver 4 aulas e ministrar duas vezes cada uma dessas aulas; ao final dessas aulas, um relatório deve ser entregue. As aulas devem ser gratuitas e cada um pode escolher o seu próprio grupo de alunos (amigos, familiares, pessoas do trabalho, instituições...). Essa tarefa vai dar segurança, habilidade e agilidade para que cada um possa realizar aulas na vida real de maneira capacitada e natural. O Estágio acontece somente no Curso Extensivo.

É possível participar de apenas alguns módulos do Curso Extensivo?

Os nossos Cursos de Formação Extensivos foram desenvolvidos com muita dedicação, estudo, determinação e carinho. Eles são compostos por oito módulos e cada um desses módulos tem grande importância de conteúdo. Por ser um curso profissionalizante, vai estudar diversas áreas de conhecimento, e o conjunto de todos esses estudos vai garantir o sucesso do aprendizado como um todo. A dinâmica dos cursos, o envolvimento dos grupos e a cumplicidade entre os integrantes são resultado do trabalho árduo de oito meses, e somente dessa maneira esses Cursos Extensivos terão o resultado almejado por Camila Reitz. Por esses motivos, não indicamos que os Cursos sejam feitos em módulos separados. Para as pessoas que não podem se comprometer durante esses oito meses, oferecemos outras opções de cursos com duração menor: Intensivo (21 dias), Aprofundamento (6 dias) e Retiro de Aprofundamento (3 dias); você pode escolher a melhor opção de acordo com o seu interesse e disponibilidade.

Tenho uma lesão no ombro e limites para determinadas posturas. Como isso pode interferir no curso?

 

No curso teremos práticas intensas de ásanas, porém, o mais importante é o foco na respiração. Intensas no sentido do calor gerado e da dinamisação do corpo, e não necessariamente, na amplitude dos movimentos. Ou seja, não trabalhamos com posturas corporais extremas. Mas com uma atitude interna que, caso o corpo tenha possibilidade, poderemos aprofundar as posturas com segurança. Trabalhamos com muitas adaptações e com muito “santosha”, contentamento em relação as nossas dificuldades. Cada aluno vai seguir o seu próprio ritmo e capacidade, temos alunos de 18 a 80 anos, então se faz necessário o respeito e o acompanhamento cuidadoso com cada integrante do grupo.

 

Acreditamos que você possa fazer o curso, e que podemos adaptar o que for necessário para que você tenha uma prática segura, que só lhe faça bem.

 

Existe algum órgão regulador da profissão de Yoga?

Não; o Yoga é uma atividade livre, e para o bem de sua propagação, seria ótimo que continuasse assim. Devemos sim, praticar com profissionais responsáveis, estudados e dedicados. A Aliança do Yoga é o órgão mais respeitado no Brasil, sempre que puder procurar profissionais cadastrados na Aliança, é uma das maneiras de garantir um bom acompanhando e bons ensinamentos de um profissional que estudou e está apto a ensinar a prática. 

Please reload

Contato: cursos@camilareitz.com.br / (48) 9 9188-5670

Receba as Novidades