Assim como o Yoga, o Coaching é um processo de autoconhecimento. Através do trabalho de Life Coaching você têm a possibilidade de analisar o passado, vislumbrar o futuro, traçar metas para alcançar seus objetivos e viver uma vida mais plena no presente.

viva melhor

LIFE COACHING

Coaching é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor (coach) ajuda o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida.

 

O conceito de coaching surgiu nas universidades norte-americanas para definir um tutor particular. O coaching preparava os alunos para exames de determinada matéria. Com o tempo passou a ser usada também para se referir a um instrutor ou treinador de cantores, atletas ou atores. A palavra coaching vem da palavra inglesa "coach" e significa treinador. Esse treinador tem o objetivo de encorajar e motivar o seu cliente a atingir um objetivo, ensinando novas técnicas que facilitem seu aprendizado.

 

O termo coaching apareceu pela primeira vez na era medieval, com a figura do cocheiro, o homem que conduzia a carruagem (coche) para algum lado. Os cocheiros também eram especialistas em treinar os cavalos, para que estes puxassem os coches. O trabalho de coaching inicia-se criando uma meta desejada pelo cliente, e essa meta pode abranger as mais diversas áreas e normalmente não existe um tempo determinado para esse objetivo ser atingido e tem o objetivo de ajudar profissionais de qualquer área a maximizar seu potencial e trazer mais resultados para o seu próprio desenvolvimento.

 

O Life Coaching aborda, como o próprio nome indica, a área pessoal da vida de um indivíduo, como os seus relacionamentos pessoais. É por isso uma área muito abrangente e importante, porque lida com vários tipos de interações do cliente com o seu meio envolvente. Das várias áreas de coaching existentes, o coaching pessoal pretende equipar as pessoas para que elas se sintam realizadas, tenham equilíbrio nas suas vidas e alcancem as suas metas. É por isso muito importante que a pessoa estabeleça as metas que pretende atingir. O coach ajudará o cliente não só a definir essas metas, mas também a alcançá-las ao longo do tempo. Existem vários ramos do coaching pessoal, sendo que alguns deles são: coaching de relacionamento, coaching para emagrecimento, coaching financeiro, coaching esportivo, etc.

 

A técnica de coaching pessoal trabalha os padrões emocionais e comportamentais que impossibilitam o cliente de alcançar os seus objetivos. Umcoach é treinado para saber fazer as perguntas corretas, e assim saber identificar os problemas, e ajudar a pessoa a reconhecer e melhorar os seus pontos fracos. Para que isso aconteça, o coach (profissional de coaching) deve estabelecer uma ligação de confiança com o cliente.

 

Através do coaching pessoal, um indivíduo pode alterar tendências indesejadas, e abordar e resolver problemas emocionais, financeiros e de relacionamento. O coaching pessoal pode também iniciar crescimento intelectual, despertar talentos e habilidades, podendo também ajudar a superar traumas, ansiedade, pânico, fobias e depressão. Muitas pessoas também recorrem a esta técnica para lidar com vícios e para aumentar a auto-estima e confiança.

 

A prática de coaching e de Yoga são muito semelhantes. As duas exigem um comprometimento da pessoa com seus objetivos e técnicas. E têm como objetivo maior o desenvolvimento do ser por inteiro, por completo. O grande coach da literatura do Yoga foi Krshna, o grande mestre que guiou a charrete do Arjuna na sua grande batalha da vida.