top of page

Sobre Vinyasa, suas origens e Hatha Vinyasa Yoga

Vinyasa é um termo em sânscrito, frequentemente, empregado em relação a certos estilos de Yoga, que geralmente se refere a uma transição entre duas posições diferentes. O termo vinyasa pode ser dividido em suas raízes do sânscrito para ajudar a decodificar seu significado. Nyasa denota "colocar" e Vi denota "de uma maneira especial." Como muitas palavras em sânscrito, vinyasa é um termo que tem muitos significados. O termo vinyasa também pode ser usado para referenciar um estilo de Yyoga praticado onde cada respiração está ligada a um movimento.

No caso da nossa prática de Hatha Vinyasa Yoga, o vinyasa é a combinação do movimento com a respiração. Uma movimentação do corpo seqüencial que interliga posturas para formar um fluxo contínuo. O vinyasa proporciona um nível de concentração elevado que podemos denominar de meditação em movimento. Este fluxo acaba por revelar todas as formas do corpo, da mente e do espirito como sendo impermanentes.

Assim, como a música para trazer alegria e inspiração deve ter a combinação de tons e ritmos, a prática de ásanas, deve ter a combinação de pranayama e ásanas para produzir seus melhores benefícios.

Todas as práticas deste Yoga fluido têm como o exercício principal e inspiração para as séries a sequencia ancestral de posturas denominada Surya Namaskar.

Um dos maiores mestres deste estilo de Yoga chama-se Krishnamacharya, este foi guru de Pattabhi Jois, o difusor do Ashtanga Vinyasa Yoga, e também foi guru de B.K.S. Iyengar, que criou uma metodologia própria. Estes dois são os principais mestres que difundiram o Yoga no Ocidente. Estes influenciaram todas as formas de Yoga que praticamos na atualidade. Seu filho chamado T. K. V. Desikachar desenvolveu e ensina o que chama de Vinyoga, uma prática também fluida que tem como principal foco o trabalho com a respiração e cada série é desenvolvida de acordo com as necessidades individuais de cada praticante.

Outros métodos de Hatha Yoga influenciam o que chamamos de Hatha Vinyasa Yoga. Utilizamos técnicas clássicas de Hatha Yoga como kriyas, bandhas, mudras, pranayama, meditações entre outras. Como existem muitas formas de Hatha Yoga e muitas maneiras de ensiná-lo, sempre que adicionamos na prática uma técnica de Hatha Yoga, temos como base os ensinamentos do Swami Satyananda Saraswati;

ele foi discípulo do renomado médico e mestre de Yoga chamado Swami Sivananda Saraswati que escreveu mais de 200 livros sobre o assunto.


Destaque
Recentes
Arquivo
Assuntos
Acompanhe
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
bottom of page